Mudan A No Mercado De Trabalho
O mercado de trabalho evoluiu muito desde os tempos antigos ate agora exigindo cada vez mais qualificação por parte do trabalhador, pois agora este precisa de qualificação para manejar a maquina que vai fazer o seu trabalho, ou seja, o trabalho começava a ser mais intelectual.
Segundo o Cintra (2011), no passado o mundo era visto de maneira linear e hierárquica, seguindo o paradigma newtoniano defendia a previsibilidade, a certeza, ordem, razão, e também estabilidade, dominação e competição.
E agora esta visão de mundo esta mudando para uma visão de mundo orgânica e holística, propondo uma mudança no pensamento mecanicista e invertendo a relação entre as partes e o todo. Essa visão holística segue o paradigma de ser imprevisível, incerto, desordenado, participativo e colaborativo.
As mudanças iniciadas com o processo de globalização, como as inovações tecnológicas, a concorrência e a busca da excelência a exigência por qualidade e melhoria continua resultam em profundas alterações nas formas de produção, ou seja, a principal mudança no perfil do trabalhador foi que o trabalho passou a ser mais intelectual do que braçal. A inovação passou a ser a palavra de ordem, e o trabalhador ideal passou a ser aquele com capacidade criativa, educação superior, espirito empreendedor e pro-atividade.
Antes, o fato do tempo de serviço do trabalhador era critério fundamental para sua promoção. Atualmente, entende-se que o desempenho assegura a chamada empregabilidade por meio da aprendizagem, e assim se estabelece a troca entre trabalho e recompensas. Os contratos começam a ficar mais autônomos, e surgem novos tipos de trabalhos que podem ser: terceirizados, por projetos, a distancia, de tempo parcial, temporários, sazonais, home office, entre outros.
Diversos fatores que impactaram o mundo do trabalho trouxeram importantes modificações no perfil do trabalhador, devido às exigências do mercado.
Segundo Lacombe (2005) a palavra “empregabilidade”