docência
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA SUPERIOR
FATORES MOTIVACIONAIS EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
ARAÚJO. Karine Rosana1 SHARNESCKY. Rosane Maria2 Jocélia Barbosa Nogueira3
__________________________________________________________________________________________________________________ Especialista em Gestão de Pessoas por Competências pela UNINORTE. Psicóloga, Pós-Graduanda em Metodologia do Ensino Superior pela UNICEL.
2 Psicóloga, Pós-Graduanda em Metodologia do Ensino Superior pela UNICEL.
3 Professora da Pós-Graduação da UNICEL e orientadora do artigo. Licenciada em Pedagogia.Especialista em Supervisão Escolar e Mestre em Educação pela UFAM.
RESUMO
O presente estudo traz em seu escopo uma análise sobre os fatores que promovem o bem estar dos professores em seu ambiente de trabalho. onde em uma era dominada pela supremacia da tecnologia da informação e do conhecimento, as relações acabam ficando em segundo plano. havendo assim um distanciamento das pessoas, sejam entre familiares, amigos ou nas relações de trabalho. Para tal este trabalho direciona-se especificamente em investigar as concepções didático-pedagógicas do professor de Ensino Superior, ocorridas no âmbito educacional nos últimos anos, analisar as práticas utilizadas pelas IES no processo de motivação, levantar as dificuldades e os desencantos sofridos por docentes envolvidos com o ensino na universidade. e conhecer os aspectos que promovem a satisfação no trabalho. Também foram investigados os fatores que promovem satisfação no trabalho, buscando investigar se a atividade