Analise do Texto "A imagem Sensivel"
706 palavras
3 páginas
Segundo a leitura do texto “A imagem sensível”, para se ter um conhecimento implícito de algo, de um signo (algo que representa algo para alguém) é preciso passar por essas 3 categorias criadas por Pierce (semiótica): A Primeiridade refere-se a tudo que está presente à consciência naquele instante. Refere-se a todo aspecto de qualidade que vivenciar tal experiência. O primeiro é espontâneo e imediato, original e livre. Primeiridade é a compreensão superficial de um texto (uma foto pode ser lida por exemplo). A secundidade é a reflexão envolvida nesse processo. É quando a pessoa lê com profundidade e compreensão o seu conteúdo. O observador faz uma comparação com experiências e situações vividas por ele. A terceiridade é a reflexão que você fará (pode ser uma ação, uma reflexão etc). É o pensamento em signos, a qual representamos e interpretamos. Esta imagem fará com que fique mais fácil o entendimento desses conceitos. A primeiridade é a sensação de liberdade, paz. A secundidade é o instante em que você percebe a experiência. Por exemplo, você sente que o sol está batendo no seu rosto. A terceiridade é a sua ação de vc sair do sol por exemplo. É a interpretação.
Primeiridade
É monádica (mônada): não tem unidade nem parte. É indivisível.
A Primeiridade é pura possibilidade, aquilo que é em si mesmo sem relação com nenhum outro. Aquilo que ainda não é. É o poder ser.
Consiste no presente imediato. É potencialidade abstrata. É em si. O primeiro não pode ser articuladamente pensado. Não pode ser descrito (“pense nele e ele já voou, diz Santaella) mas pode ser imaginariamente criado .
O primeiro é aquilo que é tal qual é, independente de outra coisa. É o puro sentir. É qualidade de sentimento. É novidade, vida, liberdade. É a sensação pura sem percepção objetiva, vontade ou pensamento.
EXEMPLOS:
* artista é voltado para a primeiridade
* doridade (qualidade geral da dor)
* os momentos privilegiados