Os métodos de ensino na escola de primeiras letras de Sergipe.
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Educação Brasileira
DOCENTES: Profª Drª Eva Maria Siqueira Alves e Profª Drª Josefa Eliana Souza
DISCENTE: Adenilson Souza Cunha Júnior
FICHAMENTO
Referência bibliográfica: SIQUEIRA, Luís. De La Salle a Lancaster: os métodos de ensino na escola de primeiras letras sergipanas (1825-1875). 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2006.
Objeto: Os métodos de ensino na escola de primeiras letras de Sergipe.
Objetivos: Identificar e discutir os métodos de ensino que eram desenvolvidos na escola de primeiras letras na província de Sergipe.
Metodologia: Trata-e de uma dissertação de mestrado, dividida em quatro capítulos. Neles o autor contextualiza a História da Educação no Brasil e a História da Educação em Sergipe, fazendo em seguida uma análise sobre os métodos de ensino que eram desenvolvidos na escola de primeiras letras em Sergipe.
Fontes: Livros, jornais da época, exames de seleção de professores, escrito dos alunos, regimentos escolares, etc.
Principais conceitos utilizados pelo autor:
Método Simultâneo “O método simultâneo ocupava três classes sucessivas. A primeira era consagrada a leitura, estando distribuída em subgrupos distribuídos entre o grau de adiantamento dos alunos que terminavam as aprendizagens. A segunda classe recebia alunos que terminavam a leitura e destinava-se a aprendizagem da escrita, onde se trabalhava a caligrafia. Na terceira classe, em número bastante reduzido de alunos, eram abrodados ortografia, gramática e cálculo. (p. 5)
Método de ensino mútuo “esse ensino consiste em dividir os alunos por grupos ou classes e colocá-los a frente de monitores. O professor não se ocupa em outra coisa a não ser instruir e dirigir os monitores (...) por causa dessa estrutura, é possível pode-se instruir de cem a trezentos alunos (p. 6)
Principais conclusões do autor:
“A escola mútua pelo tipo de