DOCUMENTÁRIO TRABALHO INTERNO
A ampla política de desregulação foi iniciada na década de 70, porém com o presidente da república Ronald Reagan, que assumiu o comando dos Estados Unidos em 1981, ou seja, 27 anos antes da eclosão da crise, o processo de desregulação do setor financeiro foi acelerado com a suspensão de diversas barreiras de segurança que poderiam ter evitado as operações de risco e as fraudes financeiras nas demonstrações contábeis dos bancos. Tudo isso em nome de uma suposta melhoria nas condições de competição do sistema financeiro americano
Nos próximos governos não foi diferente, todos reforçaram e ampliaram a desregulação, passando pelos governos Bush (pai) e Bush (Jr.), Bill Clinton até Barack Obama.
Está crise não foi um acidente, foi causada por um indústria sem controle, desde a década de 1980, o crescimento do setor financeiro dos Estados Unidos vem produzindo uma serie de crises cada vez mais severas, onde cada crise gera mais danos que a anterior, enquanto para as pessoas causadoras mais lucros.
Depois da crise financeira de 1929, os Estados Unidos passaram 40 anos sem ter nenhuma crise financeira o sistema estava totalmente regulado, eram instituições de pequeno porte, que não podiam especular com o dinheiro dos clientes e que faziam negócios locais.
Em 1981, o governo do presidente Ronald Reagan, nos Estados Unidos, apoiada pelos economistas, lobistas e o sistema financeiro iniciou uma política de desregulação.
Nos ano seguinte ocorreu a desregulação das empresas de poupança e credito, os bancos foram autorizados a utilizar os investimentos dos clientes em negócios arriscados e no final da década varias empresas tinham falido e o prejuízo foi só dos contribuintes que perderam suas economias.
Os bancos recebiam apoio e credibilidade de grandes nomes da economia da época, estas pessoas recebiam fortunas e até suborno para avaliar as instituições.
Os demais presidentes da republica dos Estados Unidos continuaram a apoiar essa desregulação no