Estadual Central
No ano de 1890, no dia 1 de dezembro, o Governador do Estado de Minas Gerais, Doutor Crispim Jacques Bias Fortes, assinou um decreto suprimindo o antigo Liceu. É criando um estabelecimento de instrução secundaria, dividindo em internato e externato.
Sendo que o internato foi instalado, em Barbacena, e o externato na antiga capital, Ouro Preto sob a denominação de Ginásio Mineiro.
Em 1898 foi o externato do Ginásio Mineiro transferido de Ouro Preto para Belo Horizonte e em março de 1943 foi autorizado a funcionar como Colégio, com a denominação de Colégio Estadual de Minas Gerais. Em fevereiro de 1954 foi celebrado pelo estabelecimento o centenário de sua fundação. Mas, em março de 1956, passou a funcionar no atual local, com as obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemayer. A partir de 1963 fundaram-se os Ginásios anexos da Serra, Gameleira, Sagrada Família, Santo Antônio, Lagoinha e Coração de Jesus, daí recebendo a denominação de Colégio Estadual Central.
Em janeiro de 1972, passou a denominar-se Colégio Estadual Governador Milton Campos.
Em fevereiro de 1973 o departamento Central e o Ginásio Anexo Santo Antônio passaram a constituir-se uma unidade escolar autônoma de 2º grau, desvinculando-se dos outros ginásios anexos sob denominação de Escola Estadual de 2º grau Governador Milton Campos, recebendo, posteriormente, em 1978 a atual denominação: Escola Estadual Governador Milton Campos.
Esta escola foi fundada no período Imperial,
Projetos
Na Escola, não basta apenas transmitir informações, é preciso educar. Depois da família, a escola é o primeiro grupo social a que