Documentos
CURSO DE DIREITO COMERCIAL
LAIS REGINA GOMES
HISTÓRICO DE TÍTULOS DE CRÉDITO
LAIS REGINA GOMES
HISTÓRICO DE TÍTULOS DE CRÉDITO
Relatório apresentado ao Curso de Bacharelado em Direito turma A, sob orientação da prof. Mônica, como um dos requisitos de avaliação da disciplina de Direito Comercial
1-Introdução
A origem a letra câmbio não está deviamente esclarecida,dela só se tendo maior conhecimento a partir da Idade Média.
Costuma a historia desse título ser dividida em três período,o primeiro de período italiano,que vai da idade média ao ultimo quartel do século 17; o segundo,período francês,das ordenanças de Comércio,de 1673,até meados do séculos 19; e o último,período alemão,de 1848 aos dias atuais. A cada um desses períodos corresponde um conceito da letra de câmbio.
1.1- Período Italiano
Foi na Idade Médio que começou a estruturar-se esse instituto jurídico,nas cidades italianas,com a finalidade de facilitar operações comerciais.
Dada a diversidade das moedas então existentes,havia necessidade de serem elas trocadas pelas moedas das cidades em que se realizavam os negócios. Surgio,assim,a operação de cambio ou troca de moedas,exercida pelos cambistas ou banqueiros.
Entretanto,os mercadores,com receio de regressar as suas terras de origem conduzindo avultadas quantias em dinheiro,depositavam as mesma em mãos dos banqueiros,declaravam que pagariam a soma mencionada no lugar designado. O pagamento seria feito ao depositante,cujo nome constava do documento ,ou a pessoa por esse indicada,que funcionava como seu representante.
Tal documento,emitido pelo banqueiro em favor do depositante ou de seu representante,assemelhava-se a atual nota promissória,por ser uma promessa e não uma ordem de pagamento.
Emitido o documento,era necessário que o banqueiro enviasse uma carta ao seu correspondente na outra localidade. Essa carta,deu origem a letra câmbio;podia ser remetida diretamente