Documentos
Ficha de aula
Série: 1º ANO
Turma:
Aluno:
Professora: Kelly Pimentel
Data:
O ADVÉRBIO: é a palavra que, fundamentalmente, modifica o verbo, exprimindo determinada circunstância (tempo, modo, intensidade, etc.).
Cheguei cedo.
verbo advérbio
Falaram muito.
verbo advérbio
Alguns advérbios podem também modificar um adjetivo ou outro advérbio.
Eram alunas muito bonitas.
advérbio adjetivo
Eles chegaram bastante cedo.
advérbio advérbio
Sintaticamente: o advérbio é classificado como adjunto adverbial. O adjunto adverbial é considerado um termo acessório da oração, ou seja, um termo que pode ser dispensado sem prejuízo na estrutura sintática da frase, mas que nem por isso deixa de ser importante, pois dependendo da mensagem a ser transmitida, ele será essencial para a compreensão da mesma.
OBSERVAÇÃO: o advérbio indica a circunstância da ação verbal, podendo incidir também sobre o adjetivo ou sobre outro advérbio. A posição do advérbio (adjunto adverbial) na frase é, normalmente, no final, contudo ele pode aparecer em outra posição, basta o colocarmos entre vírgulas.
Exemplos:
Marta feriu-se violentamente com uma tesoura.
Violentamente, Marta feriu-se com uma tesoura.
Com uma tesoura, Marta feriu-se violentamente.
Com uma tesoura, violentamente, Marta feriu-se.
Violentamente, com uma tesoura, Marta feriu-se.
Locução Adverbial
Frequentemente o advérbio não é representado por uma única palavra, mas por um conjunto de palavras. A esse conjunto de palavras, geralmente formado por preposição mais um substantivo, adjetivo ou advérbio, dá-se o nome de locução adverbial.
Eis alguns exemplos:
Ele resolverá, em breve, o problema.
São mais alguns exemplos de locução adverbial: à direita, à esquerda, à frente, à vontade, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de súbito, de propósito, de repente, ao léu.
Classificação dos Advérbios
Os advérbios e as locuções