Documentos
>> GUIA PRATICO DE CABEAMENTO RESIDENCIAL
CABEAMENTO RESIDENCIAL
A abertura de mercado e a desestatização do setor de telecomunicações no Brasil, ocorrida nestes últimos anos, causaram a popularização de tecnologias e serviços, em uma velocidade nunca vista antes. Sistemas que eram utilizados exclusivamente em ambientes corporativos, também estão sendo implantados em residências. A necessidade de maior conforto, informação e segurança, não foram os únicos motivadores desta mudança. A residência como complemento do escritório ou profissionais que optaram em trabalhar em casa, criou uma demanda de serviços de telecomunicações de maior capacidade. A modernização das redes de telecomunicações brasileiras e a globalização da tecnologia, propiciaram o desenvolvimento de ambientes residenciais com infraestrutura compatível a pequenas empresas, possuindo todos os serviços de comunicação e segurança disponíveis atualmente.
As linhas telefônicas digitais e seus serviços agregados, computadores, intranet, internet de acesso rápido (banda larga), televisão paga (cabo ou satelital), interfonia inteligente e controle de acesso, além de equipamentos de vigilância eletrônica, são exemplos de sistemas implantados em uma residência. Porém, é comum encontrar vários destes sistemas instalados sem uma infraestrutura de cabeamento adequada, comprometendo o desempenho destes equipamentos e a segurança dos moradores.
Todos estes serviços e equipamentos necessitam de uma rede de cabos de alta performance devidamente instalados, que raramente encontramos nas residências atuais.
Cabeamento Residencial
Com esta invasão de sistemas corporativos nas instalações de uma residência, faz-se necessário à implantação de um cabeamento genérico de telecomunicações e de sinais de controle, que permitam o funcionamento dos equipamentos adequadamente.
Para que uma rede seja implantada de forma a atender aos requisitos destes sistemas, é necessário o planejamento