Relações públicas
ADMINISTRAÇÃO – 7º PERÍODO
RELAÇÕES PÚBLICAS
BETIM – 2012
FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS BETIM/MG
ADMINISTRAÇÃO – 7º PERÍODO
TRABALHO “RESUMO DO LIVRO DE RP”
ALUNAS: BRENA VALVERDE
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Relações Públicas, do curso de Administração, turno noite, da Universidade Pitágoras, ministrado pela professora Cynthia Chargas.
BETIM – 2012
Planejamento de Relações Públicas nas organizações
O planejamento é inerente ao processo do desempenho das funções e do desenvolvimento das atividades de relações públicas na organização. Constitui, portanto, uma função básica para a prática profissional no gerenciamento da comunicação das organizações com os seus diversos públicos e a opinião publica.
O planejamento é um instrumento para a eficácia das atividades de relações publicas porque evita a improvisação, oferece maiores possibilidades para a consecução dos objetivos e o comprimento da missão organizacional, que permite racionalizar os recursos necessários e dá uma orientação básica, capaz de permitir a avaliação de resultados.
Sem o planejamento é impossível realizar as atividades de relações públicas.
O papel fundamental do planejamento de relações públicas é o de exercer um caráter proativo nas ações decorrentes dos relacionamentos das organizações com seus públicos.
Buscar a excelência da comunicação organizacional é uma das finalidades do planejamento da Relação Pública.
Em relações públicas existem dois tipos de planejamento:
1° Elaboração de todo um projeto global ou um plano estratégico de comunicação para determinada organização.
2° É voltado para planejamento e a produção de projetos de programas específicos, como publicações institucionais, eventos especiais, ações com a comunidade, entre outros.
No processo de relações públicas, veremos as quatro etapas do processo, que são: