Pré projeto - farmácia hospitalar
Faculdade de Farmácia – Turma A
PRÉ-PROJETO
GESTÃO DE COMPRAS EM FARMÁCIA HOSPITALAR
Aluna: x x
Professor: xx
Redenção – PA
Novembro - 2012
INTRODUÇÃO
No ciclo da assistência farmacêutica, a aquisição de medicamentos é uma das principais atividades, visto que o mesmo é um insumo fundamental de suporte às ações de saúde. Uma boa aquisição de medicamentos deve considerar primeiro o que comprar (seleção); quando e quanto comprar (programação); e como comprar. O monitoramento e a avaliação dos processos são fundamentais para aprimorar a gestão e intervir nos problemas. A Gestão da aquisição – a conhecida função de compras – assume papel estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos principalmente financeiros envolvidos, deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de gerenciamento de recursos. A gestão de compras vem ganhando espaço e evidência no contexto das organizações, já que não basta apenas comprar, é preciso comprar bem.
Na gestão das compras de medicamentos além do aspecto financeiro, a preocupação com a qualidade deve estar sempre presente, visto que o serviço da saúde, em nosso caso especifica as farmácias hospitalares, têm a responsabilidade de ofertar uma assistência farmacoterapêutica adequada às necessidades dos pacientes.
Para realizar esta atividade, é necessário estabelecer quatro objetivos principais: • Obter produtos e serviços na quantidade certa; • Com qualidade e a um menor custo; • Garantir que a entrega seja feita de maneira correta; • E, desenvolver e manter boas relações com fornecedores.
Para alcançar tais objetivos é fundamental o Inter‑relacionamento da equipe farmacêutica com a área administrativa do hospital, sendo estabelecido um fluxo dinâmico de troca de informações com os setores de suprimentos e