Documentos
A ISO é uma organização não governamental mundial, integrada por Organismos Nacionais de Normalização, contando com um representante por país. ISO é a sigla correspondente a "International Organization for Standardization", que tem sede em Genebra, na Suiça, cuja missão é a elaboração de padrões, ou normas, internacionais, de modo a facilitar as relações comerciais entre os diferentes países. A ISO congrega cerca de 150 países, sendo o Brasil representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Apesar da entidade ser denominada International Organization for Standardization as normas são codificadas com ISO e não como IOS. Algumas revistas especializadas, sem um caráter oficial, definem a origem desta codificação como sendo uma referência ao prefixo "iso", que denota homogeneidade, o papel da normalização.
Os membros da ISO são os representantes das entidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standards Institute), BSI (British Standards Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).
O trabalho técnico da ISO é conduzido por comitês técnicos (TC’s). O estudo sobre a emissão das normas da série ISO 9000, por exemplo, foi feito pelo TC 176 durante o período 1983-1986 (no Brasil, o comitê técnico responsável pelas normas da série NBR-ISO 9000 é o CB 25, da ABNT.
As normas ISO não são de caráter imutável. Elas devem ser revistas e revisadas periodicamente. No caso específico das normas da série 9000, inicialmente publicadas em 1987, já houve uma revisão em 1994, outra, muito importante, em 2000 e a mais recente, em 2008.
INTRODUÇÃO À ISO 9000
A Família de normas ISO 9000, em vigor desde meados de 1987, teve sua mais importante atualização em Dezembro de 2000, e tornou-se válida no Brasil, como NBR ISO 9001, no dia 29 de Janeiro de 2001. Depois disto, já foi revista novamente em 2005 e em 2008, porém com alterações de