A Formação de um Ídolo Esportivo
Tony Andrew de Lima
RESUMO: A formação de um ídolo esportivo, neste caso em específico do futebol, é muito explorado pela mídia, devido a estar diretamente relacionado com interesses políticos e econômicas, o que segundo Bourdieu legitima os interesses da classe dominante em distrair e manipular os pensamentos das classes populares. Um ídolo do futebol está diretamente envolvido pelo sistema capitalista em âmbito nacional e internacional, pois o futebol está inserido em um contexto de globalização, sendo assim, além do objetivo de manipulação de massa também existe grande interesse econômico.
Nesse contexto é de insuma importância a criação ou formação de um ídolo para a categoria, o qual ira construir no imaginário popular a figura de um símbolo patriótico, o que ira gerar um grande espirito de nacionalismo, o qual vira a legitimar todo o manuseio político e econômico que envolvem o futebol e a formação de seus ídolos.
Palavras-Chaves: Futebol, política, economia, mídia.
ÍNDICE
1. Reflexão sobre o livro de Pierre Bourdieu, Sobre a Televisão.
2. Os acontecimentos mais importantes da Carreira do ex-atleta profissional de futebol, Ronaldo Nazario de Lima, o “Fenômeno”.
3. Interesses políticos, econômicos e a influencia da mídia na formação de um ídolo no Futebol, em especifico, o caso do Ronaldo.
INTRODUÇÃO
Este artigo abordara principalmente as questões políticas e econômicas que envolvem a formação de um ídolo no futebol, e a influencia da mídia segundo as ideias de Bourdieu, em sua obra Segundo a Televisão.
Com o presente trabalho, busca-se estabelecer critérios objetivos para uma boa compreensão e interpretação do que ocorre nas entrelinhas do futebol. Assim, pretende-se identificar as relações de poder, envolvendo a política e a economia com relação a criação ou formação de um ídolo no futebol.
Problema:
A grande problematização