Importância da educação fisica
O setor de entretenimento e lazer tem sido apontado como uma das indústrias que vai apresentar maior crescimento nos próximos anos. Além de propiciar alternativas de diversão para a população local e de ser responsável pelo incremento do fluxo turístico, este setor tem se caracterizado como grande absorvedor de mão-de-obra. Neste contexto, o segmento de esportes vai se transformando em importante atividade para esta indústria. Além desse aspecto, o esporte proporciona grande impacto no desenvolvimento social e da saúde da população.
A partir da avaliação da importância do esporte e da realidade brasileira atual, pode-se entender esta atividade como importante agente capaz de contribuir para a superação de problemas sociais e econômicos apresentados pelo Brasil.
3
II - Desenvolvimento
2.1 - Desenvolvimento do Esporte no Brasil
Até fins do século XIX, o esporte organizado praticamente não existia no Brasil. Só na república os esportes recebem um impulso mais forte.
Historicamente, o esporte no Brasil costuma ser dividido nas seguintes fases: a primeira, até 1908, ano em que aparece a primeira obra editada no país sobre os esportes (o livro Sports Athleticos, traduzido do original de E. Weber, com informações sobre atletismo, tênis, natação, hóquei, pelota basca, futebol e pólo aquático: é a fase da implantação; a segunda, com a fundação de clubes e federações, culminando com a criação da Confederação Brasileira de Desportos, em 1914, é a fase da organização; a terceira, terminando com o Decreto-Lei 3.199 de 14.04.41, que criou o Conselho Nacional de Desportos e estabeleceu bases para a organização esportiva em todo o país, é a da popularização; e a quarta, em que o apoio oficial se torna efetivo e o esporte passa a ser supervisionado pelo Ministério da Educação, vem até os dias de hoje.
Mais recentemente, o esporte brasileiro vem sofrendo os impactos provocados pelo surgimento do marketing esportivo e da televisão