Documento
É um empreendimento que reúne tecnologias ambientalmente adequadas e seguras para transformar os resíduos não encaminhados das cidades de Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba para reciclagem de energia elétrica. Ela é a primeira unidade do Brasil a ter o tratamento térmico de resíduos, e tem a capacidade de tratar 825 toneladas de lixo por dia e gerar 17 MWH de energia, com esta energia é capaz de abastecer cerca de 80.000 residências.
A URE consiste em uma planta para queima de resíduos sólidos urbanos (RSU), basicamente lixo doméstico transformado em geração de energia elétrica. A matéria prima para geração de energia elétrica será o próprio lixo coletado pelos municípios próximos. O lixo coletado pela coleta de lixo, na URE será pesado, descarregado em um fosso de armazenamento e encaminhado para a queima na caldeira, a cinza resultante do processo, será depositada em um aterro sanitário.
Para a cidade de Barueri e para a população este projeto ainda é um mistério, muitos nem sabe sobre esta empresa e nunca ouviram da URE. Eles não sabem que é uma empresa de geração de energia elétrica através do tratamento térmico do lixo.
Como irá funcionar a URE:
O lixo coletado pela coleta pública, na URE será pesado, descarregado em um fosso de armazenamento e encaminhado para queima na caldeira, cinza resultante do processo, será depositada em um aterro sanitário e periodicamente será feita amostragem para garantir que somente o lixo do sistema publico vai para a URE
.
A incineração e a Digestão Anaeróbica Acelerada são necessárias para produzir energia elétrica com quase total eliminação do vazamento de matéria orgânica em aterros sanitários. A incineração é a melhor opção aos aterros sanitários, pois além da não emissão de metano (gás de efeito estufa), implica na redução de 90% em volume e 75% em peso para cinzas, inertes, que podem ser colocados em aterros comuns ou até mesmo utilizados na construção civil.
As vantagens