Documento Sem T Tulo
Estratégia corporativa é, supostamente, o meio pelo qual uma organização alcança e mantém o sucesso. No entanto, ela raramente se eleva a esse nível, apesar da abundância de teorias estratégicas corporativas e de investigação significativa de muitas organizações ao longo das últimas décadas. As mudanças ao longo dos anos são vistas na forma de pequenos refinamentos teóricos, ao invés de passos largos e significativos, necessários para futuras transições de gestão (Papers4you.com, 2006).
O que explica o relativo fracasso da maioria das organizações ao criar uma estratégia eficaz?
Parte do problema é que as corporações e seus gestores têm grande dificuldade em, de forma clara e consistente, definir o que é estratégia corporativa, e grande parte dessa luta pode ser atribuída à sua interpretação da própria palavra estratégia.
O significado original da palavra estratégia deriva do grego Strategia, que é usado nos termos militares e representa a capacidade de empregar recursos disponíveis para ganhar uma guerra. Esta interpretação tem gerado problemas quando esse conceito é usado em um contexto de negócios, porque implica a existência, até mesmo a necessidade, de adversários.
Como resultado, a maioria dos gestores acredita que uma estratégia empresarial implica um forte foco na competição, já que a concorrência tem lugar quase exclusivamente no nível de oferta, a maioria das organizações concentra os seus esforços estratégicos na melhoria constante dos produtos e serviços que oferecem. Essa ênfase exagerada no sucesso temporário, no entanto, muitas vezes pode obscurecer o tipo de pensamento e a ênfase que levaria para um sucesso sustentado, e mesmo uma repetição contínua de sucessos temporários não equivale a uma estratégia sustentável. Em um esforço para aumentar o valor das ofertas individuais, a organização pode se distrair das questões maiores como missão, estrutura e objetivos (Papers4you.com, 2006).
Na guerra, os objetivos muitas vezes