Documento Sem T Tulo
No Brasil o marco inicial do romantismo foi a publicação do livro "Suspiros Poéticos e
Saudades" do autor Gonçalves de Magalhães, em 1836.
O Romantismo brasileiro deve ser compreendido em conjunto com o processo de emancipação política. A intenção de criar uma literatura independente e diferente da portuguesa deveria equivaler, no plano cultural, o que proclamação da independência representou no plano político. Assim, Portugal deixa de ser a principal referência literária e política. Os românticos cultivavam o nacionalismo, no retorno ao passado histórico e na criação do herói nacional, o índio. A natureza vezes é a extensão da pátria vezes é um prolongamento do próprio poeta e seu estado emocional. Outra característica marcante no romantismo, a valorização dos sentimentos, das emoções pessoais: é o mundo interior que conta e à medida que se volta para o eu, para o individualismo, perdese a consciência do todo, do coletivo, do social.
No Romantismo brasileiro podemos reconhecertrês gerações:
Primeira Geração – geração nacionalista
Marcada pela exaltação da natureza, volta ao passado histórico, medievalismo, criação do herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
Segunda Geração – geração do “mal do século”
Fortemente influenciada pela poesia de Lorde Byron e Musset, é chamada, inclusive, de geração byroniana. Impregnada de egocentrismo, negativismo boêmio, pessimismo,