Documento PSICOLOGIA
A teoria do desenvolvimento intelectual, sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria, tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social.
observa que o indivíduo apresenta em seu processo de desenvolvimento um nível que ele chamou de real e outro de potencial ou proximal. O real refere-se as etapas já alcançadas pelo indivíduo, ou seja, as coisas que ele consegue fazer sozinho. Já o potencial diz respeito à capacidade de desempenhar tarefas com ajuda dos outros, isso quer dizer que a criança está inserida num contexto social e seus comportamentos são frutos do processo de relações interindividuais, cabe então fazer com que o indivíduo avance na sua compreensão do mundo a partir do desenvolvimento consolidado, pois o convívio pressupõe uma aprendizagem social.
O desenvolvimento mental humano não é imutável e universal, não é passivo, nem tampouco independente do desenvolvimento histórico e das formas sociais de natureza humana. A cultura é, portanto, parte constitutiva da natureza humana, já que sua caractrística psicológica se dá através da internalização dos modos historicamente determinados e culturalmente organizados de operar com informações.A linguagem é um signo mediador por excelência, pois carrega em si conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana. Emtende-se assim, que a relação do homem para com o mundo não é uma relação direta do homem com a realidade, mas é mediada por meios que se constituem nas ferramentas auxiliares da atividade humana. A linguagem tem papel de destaque no processo do pensamento. Sermos humanos é mais do que pertencemos a