Documento 1
o primeiro capítulo apresenta diversas figuras de linguagens, em maior numero sendo metáfora e comparação.
O capítulo 1 é apresentado em parágrafos descritivos, descrevendo a natureza inexplorada do Rio de Janeiro logo após a cidade ser fundada e descrevendo também a residência do D. Antônio de Mariz.
FIGURAS DE LINGUAGEM:
"De um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um fio de água que se dirige para o norte" logo no começo do capítulo uma metáfora é usada, ao utilizar "fio de água" como rio.
"É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em seu vasto leito." esta frase apresenta dois tipos de figuras de linguagem sendo elas metáfora e comparação, comparando o Paquequer como umas serpente, e em "que rola majestosamente em seu vasto leito." há metáfora.
"Uma garça-real empalhada, prestes a desatar o vôo" apresenta metáfora ao dizer que a garça está preste a voar, por ela estar empalhada.
"cortinas de trepadeiras e flores agrestes. " matáfora por não serem cortinas feitas de trepadeiras e flores agrestes e sim, um conjunto de muitas trepadeiras e flores formando uma "cortina"
Vimos que o primeiro capítulo foi um capítulo somente descrevendo lugares, e em alguns descrições usando de comparações e metáforas;
ESTRATÉGIA
a estratégia que o autor usou para segurar o leitor para ler o capítulo II foi que, ao descrever o lugar onde a maior parte da história irá acontecer não disse o que era o lugar , que no caso seria os arredores e o interior da habitação de D. Antônio assim criar uma curiosidade no leitor para saber mais sobre o lugar.