Documento 1
Compostos orgânicos nitrogenados derivados dos ácidos carboxílicos, por substituição do grupo -OH pelo grupo -NH2, resultando na estrutura R-CONH2.
. NOMENCLATURA
O nome destes compostos obtém-se pela adição do sufixo -amida ao nome do hidrocarboneto correspondente.
Exemplo:
Propanamida
. PROPRIEDADES FÍSICAS
Possui pontos de ebulição muito superiores aos dos ácidos correspondentes, apesar da massa molecular ser aproximadamente igual.
Isso se deve à formação de maior número de ligações de hidrogênio e maior formação de "moléculas dímeras" pelas amidas.
Pode-se provar esse fato, substituindo os hidrogênios do grupo amino por radicais CH3.
. PROPRIEDADES
A presença do grupo C=O confere às amidas um caráter polar. Normalmente o grupo C=O não sofre qualquer modificação permanente no decorrer da maioria das reações e, por conseqüência, aparecem intactos nos compostos resultantes.
A sua presença, no entanto, determina o comportamento químico das amidas, assim como o dos demais derivados dos ácidos carboxílicos. MÉTODOS DE OBTENÇÃO
As amidas podem ser preparadas principalmente por:
Reação de cloretos de ácido com amônia (ou com amina) (pode-se utilizar também, no lugar de cloreto de acila, anidridos ou ésteres). APLICAÇÕES
Podem ser usadas em muitas sínteses em laboratório e como intermediários industriais na preparação de medicamentos e outros derivados.
A uréia [CO(NH2)2] é uma diamida do ácido carbônico, encontrada como produto final do metabolismo dos animais superiores, e eliminada pela urina.
A amida do ácido sulfanílico (sulfanilamida) e outras amidas substituídas relacionadas com ela, têm considerável importância terapêutica e conhecem-se por sulfamidas.