Gua E Energia El Trica
De maio pra cá, a crise hídrica ganhou corpo, virou a crise de abastecimento da região Sudeste e a falta d’água acabou se tornando arma política na campanha eleitoral. O que não abalou a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) já no primeiro turno, com 57% dos votos válidos. A seca virou motivo de chacota na internet e um dos temas mais discutidos de 2014 e de 2015 no país.
O risco de racionamento tem preocupado tanto a população quanto as empresas que se instalavam na região. Empresas como a Ambev, responsável pelas principais marcas de cerveja no Brasil, e até a Coca Cola, cuja produção necessita de milhares de litros de água por dia, direcionaram a sua produção principal para outras regiões. A Coca, desde 2013, quando a ameaça começou a se agravar, investiu em um parque fabril na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Um investimento de 580 milhões, segundo a prefeitura da cidade. Parte dos investimentos da marca já estão funcionando na nova instalação.
Crise hídrica afeta distribuição de água e energia elétrica no país
Crise hídrica da região sudeste é resultado de falta de planejamento na distribuição. Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Os porquês da crise
A diferença entre uma crise e um imprevisto não está nos resultados de um ou de outro. A escassez de água pode muito bem ser vista como fruto de alguma dessas situações. A diferença entre os termos está nas causas. Imprevistos têm, como definição básica e óbvia, o fato de não permitirem antecipações. Acontecem sem aviso, simplesmente. As crises, diferentemente, são