Documento 1
Nosso ponto de partida é ter em mente que a interpretação e análise do resultado constituem a parte mais importante de um trabalho experimental. As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas, e a estas medidas estão associadas suas incertezas intrínsecas, decorrentes das características dos aparelhos utilizados no processo de medição.
Muitos têm a falsa intuição de que se o Homem se dispusesse a medir uma grandeza qualquer, ele conseguiria melhorar tal medição indefinidamente, até um valor que fosse absolutamente correto. Em poucos casos da vida cotidiana são manipuladas grandezas cujos valores verdadeiros são conhecidos a priori. Exemplo: Determinar a soma dos ângulos internos de um triângulo. Na maioria das ocasiões utiliza-se grandezas cujos valores verdadeiros devem ser medidos através de procedimentos experimentais. Exemplo: a determinação da aceleração da gravidade g r local. Nestes casos fica evidente a dificuldade de encontrar o valor verdadeiro da grandeza estudada.
As medidas das grandezas físicas podem ser classificadas em diretas ou indiretas.
Entende-se por medidas diretas as não dependentes de outra grandeza para a sua determinação, ou seja, é possível medi-las diretamente através de algum instrumento.
Podem ser citados: o tempo (medido com um cronômetro), a temperatura (medida com um termômetro), a massa (medida com uma balança), etc.
Já as medidas indiretas, geralmente, são obtidas através de uma relação matemática existente entre outras grandezas possíveis de serem medidas diretamente. Por exemplo, podem ser classificadas como medidas indiretas as de velocidade, v, de força, F e de quantidade de calor, Q. Note que a velocidade é obtida através da relação existente entre as medidas de espaço percorrido e tempo (v=Dx/Dt), já a força está relacionada com a massa e aceleração (F=ma) e a quantidade de calor é dependente da massa, do calor específico do material e