Documentario Historia
Caio Youle e Henrique Machado (2JB)
O documentário “Commanding Heights” tem como referência oposição ideológica entre Keynes, intervencionista e Hayek, liberal. O primeiro período da globalização chamado de “Era do Ouro do capitalismo”, teve início no fim do século XIX e terminou com o começo da Primeira Guerra, em 1914, era descrito como prospero e marcado por inovações tecnológicas no transporte e na comunicação, que permitiram um grande fluxo de pessoas e mercadorias entre os países. Esse período foi marcado pela predomínio do Padrão-ouro.
Após a I Guerra, ocorreu o Tratado de Paz em Paris, que visava a reestruturação dos países afetados pela Guerra. Keynes foi contra ao que ele chamava de “vingança” contra a Alemanha, por achar abusivas as reparações acreditando que a vida da população alemã se tornaria miserável e o país suscetível ao regime totalitarista. Por outro lado, Hayek, assim como vários outros, passaram a simpatizar com o socialismo, ainda que moderadamente, achar que é mais justo e igualitário do que o agora desacreditado capitalismo.
Em Viena, por exemplo, ocorreram diversos problemas econômicos devido à destruição decorrente da I Guerra, descrença essa causada por fome, inflação e desemprego.
Ao começar a ler as ideias de von Mises, contudo, Hayek passou a acreditar na eficiência dos mercados e na ineficiência dos governos. Von Mises acredita que os mercados assim como as pessoas deveriam ser livres. Suas ideias foram a base para os pensamentos do Hayek.
A escola austríaca julgava o socialismo falho e acreditava que estava destinado a fadar, pois como o governo detinha os controles de preço e produção, a economia ficaria desordenada e quebraria.
Assim como as potências citadas ao longo do texto, a Russia também passou por fome, miséria, desemprego e morte. Então, para reverter a situação que se encontrava o país, Lenin autorizou a pequena propriedade particular e os pequenos negócios