Análise Crítica do Documentário: A história das Coisas
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO AMBIENTAL
ALUNA:AMÉLIA FERNANDA RIBEIRO ALVES 2° ANO
ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO: “A HISTÓRIA DAS COISAS”
ANÁPOLIS - MAIO/2014
Análise crítica: A história das coisas por Annie Leonard.
Annie Leonard
Annie Leonard nasceu em 1964 em Seattle, Washington, é especializada em matéria de comércio internacional, cooperação internacional, desenvolvimento sustentável e saúde ambiental. É conhecida como criadora e narradora do documentário de animação The Story of Stuff (A história das coisas), que trata sobre o ciclo de vida de bens materiais. Annie ficou mundialmente famosa, sendo esta animação exibida milhões de vezes no YOUTUBE. O curta ganhou uma versão em livro — o homônimo “A história das coisas” (Editora Zahar).
A história das coisas
O documentário, “A história das coisas”, promove uma discussão sobre padrões de produção e consumo. Aborda o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa idéia de necessidade, até o momento em que vai parar nos galpões de lixo ou incineradores. Fala também do mal que esses resíduos tóxicos presentes na confecção e/ou incineração do produto causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral.
Annie defende a sustentabilidade e retrata os impactos ambientais, social e de saúde ocultos das coisas que se usa e joga fora. O custo real de todos os bens que são consumidos não é explicitado nas propagandas que acabam encorajando a sociedade consumista a comprar coisas para lhes assegurar felicidade, sucesso e segurança. E esse consumo exagerado de bens materiais, acaba exercendo um impacto agressivo e danos irreversíveis sobre o meio ambiente.
O documentário aqui analisado também retrata essa preocupação em mostrar como funciona o mecanismo de publicidade e toda a ideologia de