Documentário- A historia das coisas
As coisas se deslocam pelo sistema da extração, para a produção, para distribuição, para o consumo e para o tratamento de lixo.
As corporações cresceram tanto ganharam tanto espaço que de uns tempos pra cá até o governo passou a agir em prol delas e se preocupar mais com o bem-estar delas e do que com o das pessoas.
Extração= exploração de recursos naturais. Corta-se as árvores, arrebenta-se as montanhas para extrair os metais, consome-se e contamina a água e extermina-se os animais. Com tudo isso os recursos naturais estão acabando, os animais com risco de extinção, os rios poluídos, solos contaminados...
Durante as 3 ultimas décadas foram consumidos 33% dos recursos naturais do mundo
O problema não só estarmos usando nossos recursos excessivamente, mas sim o fato de estar utilizando mais do que a parte que cabe a cada um. Os EUA têm 5%da população mundial mas usa 30% dos recursos mundiais, se todos consumissem com os EUA precisamos de 3 a 5 planetas, mas só tem 1, e o que os EUA fazem , tomam os recursos dos outros.
As pessoas que moram onde esses recursos são extraídos, são obrigados a se mudarem, porque de acordo com as corporações e com o governo, eles não são donos desses recursos mesmo que vivam lá a gerações. Nesse sistema quem não possui nem compra muitas coisas não tem valor.
Bom esse recursos vão a produção onde usamos energia para misturar os recursos com produtos tóxicos para produzir produtos contaminados com tóxicos, as toxinas vão se acumulando na cadeia alimentar e se concentram nos nossos corpos.
Os que mais sofrem com essas toxinas são os trabalhadores das fabricas, que muitos são mulheres ás vezes grávidas que não tem outra escolha na vida e têm que trabalhar com toxinas que afetam a gestação. O leite materno é o alimento que mais se contamina com essas toxinas, o que significa que os menores e mais indefesos membros da sociedade são os que recebem as maiores quantidades de tóxicos,