Documentário A história das coisas
Antes de um produto se transformar em resíduo, ele passa por algumas etapas, sendo elas a extração, a produção, a distribuição, o consumo e por fim o tratamento do lixo. Aparentemente, esse sistema parece não ter complicação, porém atualmente está em crise, pois trata-se de um sistema linear e não há a a possibilidade de realiza-lo em um planeta finito, indefinidamente.
Este sistema em todas as suas etapas interaje com sociedades, culturas, economias, o ambiente, e ao mesmo tempo vai se chocando com seus limites, limites que aqui não são vistos, ou seja, esse ciclo está incompleto. Um dos fatores que faltam são as pessoas, as quais vivem e trabalham em todas as etapas, sendo que algumas possuem mais poder de e decisão que outras, isto é, as corporações que estão acima do governo, em consequência disso, o governo se submete a manter o bem estar das corporações deixando de lado o bem estar da população.
A extração pode ser comparada a exploração devido ao fato de que os recursos naturais do planeta são extraídos demasiadamente, isso ocorre sucessivamente nas três últimas décadas e já foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta. As pessoas que vivem nas localidades de exploração, segundo o governo e as corporações, não são proprietárias dos meios de produção e nem compram muitos produtos, então não têm valor.
Após a extração a matéria-prima segue para a produção onde utiluza - se energia para misturar químicos tóxicos com recursos naturais, como resultado obtém - se produtos contaminados por tóxicos os quais os consumidores levarão para suas casas,