Projeto Integrador
O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores. Para quem se preocupa com a saúde, é imprescindível a observação do mesmo, para avaliar a confiabilidade e qualidade do produto. Vejam algumas informações que de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) devem estar presentes nos rótulos:
Lista de Ingredientes
Informa os ingredientes que compõem o produto. A leitura dessa informação é importante porque o consumidor pode identificar a presença de alguns componentes que não são informados na tabela nutricional, como:
Açúcar, sacarose, glicose, dextrose, xaropes
Mais importante para diabéticos, porém qualquer alimento que contém muito açúcar deve ser evitado.
Gordura Trans
A gordura Trans pode estar presente no produto mesmo quando a tabela de informação nutricional informa o contrário(explicação no item gordura Trans da matéria). Podemos descobrir se o produto possuí ou não gordura Trans checando os ingredientes. Se um dos ingredientes for gordura vegetal hidrogenada, o alimento contém gordura Trans. E se for gordura vegetal, o alimento PODE conter gordura Trans, já que não foi especificado o tipo de gordura vegetal utilizada no preparo. Uma dica importante é sempre consumir a porção indicada na tabela de informação nutricional, para reduzir o possível consumo de gordura Trans.
Aditivos
Quanto mais elaborado, colorido e industrializados for o produto, maior número de aditivos ele terá. Atualmente, graças aos avanços da tecnologia de alimentos, existem vários aditivos naturais, geralmente extraídos de folhas e frutas. Estes são destacados como naturais no rótulo.
Os aditivos que estão em vermelho na lista abaixo, devem ser evitados e os que estão com asterisco podem causar reações alérgicas.
Lista de alguns aditivos
Observação:
A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior