docencia
O termo didática foi instituído por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Com o tempo mudou-se um pouco o conceito, na atualidade é considerada a “teoria do ensino”, pois investiga os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.
A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da didática, respondendo essas questões conseqüentemente o professor terá como resultado a didática para esse componente.
A didática, ou seja, forma de ensinar é de extrema importância para que haja crescimento entre aqueles alunos, pois não importa que apenas o conteúdo seja relevante é necessário que o professor ou facilitador saiba esclarecer o assunto para que assim ocorra o aprendizado – compreensão do aluno.
Para que ocorra o ensino qualificado é necessário que tenha um planejamento da didática que será usado em aula, pois mesmo que o professor tenha anos de experiência sempre haverá um modo de inovar e receber com isso mais atenção dos alunos e conseqüentemente os alunos obterem um maior aprendizado. Devemos planejar as ações para que tenhamos uma aula produtiva, tentar de diversas formas a atenção e interesse do aluno, instigando sempre para que professor e aluno cresçam de forma continua e atinjam seus objetivos final, o aprendizado de qualidade.