Doc
Roteiro: David Magee. Música: Mychael Danna. Produzido por: Fox 2000 Pictures, 2012. Baseado no romance "As Aventuras de Pi", de Yann Martel.
Recheado de efeitos especiais, o longa metragem “As Aventuras de Pi” (Life of Pi) é um banquete para os olhos. Honrando o montante gasto de US$ 120 milhões, o que se entende terem sido mais aplicados no enriquecimento dos efeitos visuais, já que a única “celebridade” atuante é o renomado diretor Ang Lee.
Vencedor de 04 merecidos Oscars, o longa relata a jornada do extraordinário jovem hindu, cristão e muçulmano: Piscine Molitor Patel (Pi). Baseado no romance de Yann Martel (que, por sua vez, baseou-se na obra de Moacyr Scliar), o filme se desenvolve a partir da narrativa do próprio Pi, já adulto, contando sua história a um desiludido escritor canadense, com a sublime missão de fazê-lo acreditar em Deus.
Nos anos 70 a economia da Índia estava abalada, o que inviabilizava a manutenção do zoológico da família Patel. Com seu negócio indo à falência, o patriarca decide vender os animais e com eles embarcar em um cargueiro rumo ao Canadá. Mas uma tempestade em alto mar leva o navio ao naufrágio, do qual sobrevivem apenas Pi, Richard Parker (um tigre de Bengala), uma zebra, uma hiena e uma orangotango, em um pequeno bote salva-vidas. Porém logo o lado selvagem, e porque não cruel, da cadeia alimentar se sobressai e ficam apenas Pi e o tigre, seu companheiro até o final de sua saga.
Durante a travessia de Pi pelo Oceano Pacífico o filme transborda imagens impressionantemente belas. Mérito da premiada direção de fotografia de Claudio Miranda, tendo como excelente “acompanhamento”, a trilha sonora, também premiada, de Mychael Danna e a surpreendente atuação do jovem Suraj Sharma como protagonista. Assim como Sharma empresta à película seu “olhar convincente”, a atuação dos