Doc Pr Projeto
PEDAGOGIA
PROJETO INTEGRADOR I
OS TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS NA EDUCAÇÃO TDAH
ACADÊMICA: LIDIANE FERREIRA DA SILVA RA: 391959
SOBRADINHO/DF- 28/10/2014
TEMA
Os Transtornos e Distúrbios na Educação
JUSTIFICATIVA
Muitas vezes nos deparamos com alunos que logo nos arriscamos em diagnosticar “é hiperativo”, mas o que é uma criança hiperativa?
Hiperatividade é um distúrbio evolutivo de autocontrole, de origem neurobiológica, que interfere no desenvolvimento psicológico normal da criança, e que, em consequência, dificulta a realização de atividades cotidianas comuns.
Por isso, por mais que chamemos a atenção desse aluno e ele compreenda, com certeza irá repetir o ato, pois a criança portadora do TDAH não consegue controlar seus próprios atos.
O que devemos fazer?
Primeiramente, devemos diagnosticar se a criança é portadora do TDAH ou simplesmente uma criança sem limites. Para tal diagnóstico, a criança deve ser encaminhada ao psicólogo e ao psicopedagogo, que, juntamente com o médico neurologista, irão diagnosticar se a criança é portadora do TDAH. No caso do resultado ser positivo, a criança será submetido a um programa de tratamento que deve incluir três componentes: informação e conhecimento; medicação e psicoterapia com acompanhamento psicopedagógico. Destes componentes cabe ao professor obter informações e conhecimentos do que é TDAH de como proceder no dia-a-dia da sala de aula. Portanto a criança com TDAH necessita de um ambiente de