Uma reflexão sobre o ateliê no processo de criação pessoal e institucional de gravura
INSTITUCIONAL DA GRAVURA
Mariana Reis
RESUMO
Este artigo busca refletir sobre a gravura no estado do Espírito Santo a partir de um estudo de caso. Investiga-se tendências e intencionalidades no projeto poético de Fernando Gómez. Esta pesquisa objetiva estudar o processo de criação em sua interface com as práticas e arquivos dos espaços pessoais e institucionais de criação e refletir sobre o ateliê institucional de gravura da UFES como o espaço que pode remeter para outros territórios de criação. A investigação se fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos da Crítica Genética e em subsídios da Teoria e História da Arte.
Palavras chave: 1) Arte Capixaba; 2) Processo de Criação; 3) Teoria e História da Arte; 4)
Crítica Genética 5) Gravura
ABSTRACT
This article seeks to reflect about engraving in the state of Espírito Santo/Brazil from a study case. Tendencies and intentions from the poetic project of Fernando Gómez are investigated.
This research aims to study the creating process in its interface with the practices and files of personal spaces and institutional of creation and reflect on the engraving studio institutional in
UFES as a space reference to other territories of creation. The investigation has originated in the theoretical and methodological presupposes based on the Genetic Critical and in the subsidies of Theory and History of Arts.
Keywords: 1) Art Capixaba; Creation Process; Theory and History of Arts; Genetic Critical;
Engraving.
1 – Introdução
Estudar o processo de criação via os documentos e arquivos do processo criador produzidos pelos artistas plásticos contemporâneos, na Região Metropolitana de Vitória (ES) é a meta do projeto de pesquisa que conta com financiamento da FAPES e do CNPQ, e configura-se como uma tarefa que nos leva a discutir o próprio conceito de documento da criação. Partimos aqui da hipótese de que o lugar da criação, o