Arte educação
Milene Ornelas da Silva
INTRODUÇÃO
O intuito deste trabalho é estender a temática sobre arte-educação. É visível o crescimento do respeito pela Arte no Brasil tomou seu espaço de vez, uma grande proporção de admiradores, seguidores e artistas que buscam incansavelmente manifestações artísticas, inclusive o que ainda não se é, ou melhor, tudo é Arte.
A Arte por muito tempo foi recolhida da instituição escolar, após lutas ela ganha seu espaço e fica de vez. No entanto, esta luta não acabou, pois a cada momento nos deparamos com novas perspectivas, métodos e principalmente novos alunos com novos anseios.
Este trabalho traz ensejos sobre a definição da Arte, reflexões de pensadores, que de alguma forma abordam a Arte como alvo importante da vida. Ampliando a temática, trazendo como fator imprescindível a Arte na escola, os parâmetros, novas pesquisas, artistas que busca ampliar arte seja na escola formal, mais também em instituições não formais, como ONGs, institutos, locais que de alguma forma querem levar a arte mais longe. Ainda no campo educacional artístico, temos as linguagens da Arte, que traz elementos para criação e para elaboração de propostas pedagógicas voltadas para Arte.
Para desenvolver a Arte no âmbito educacional é preciso buscar sempre novas metodologias, formas para que ela possa ser feita não como imposição, mas pela capacidade que todos têm de criar.
CAPÍTULO I
A busca pela definição da Arte
A definição de arte pode variar conforme a fonte de informação. De acordo com o dicionário Aurélio, arte tenha a seguinte definição:
s.f. Maneira de fazer uma coisa segundo as regras: arte militar, oratória, dramática. / Modo pelo qual se obtém êxito; habilidade: a arte de agradar, de comover. / Expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte. / Conjunto das obras artísticas de um país, de uma época: a arte