O oleo de Lorenzo
É uma doença cuja às características são causados pelos ácidos graxos elevados causando degeneração progressiva do cérebro.
Como na época a doença ainda pouco seconhecia, sem tratamento específico, nenhum médico e ou cientistas saberiam com precisão sua patologia.
Diante desses fatos, os Srs. Odone começaram a pesquisar sobre a doença (LDA) para tentarentender e descobrir uma forma de terapia para ajudar seu filho que ligeiramente perdia suas sensibilidades físicas e mentais.
No decorrer do filme foram exibidos elementos que compõem uma pesquisacientífica, problemas, hipóteses, objetivos, métodos, e tipos de pesquisa.
No momento em que os pais de Lorenzo descobrem o fator principal que contribuiu para a doença de seu filho, que por ter sidorepassada pela genética da mãe, nota-se que ali tratava de uma pesquisa explicativa.
Quando os Srs. Odone resolvem pesquisar e estudar sobre as referências da ALD, já estavam utilizando a pesquisa..
O filme “O Óleo de Lorenzo”, conta a história de um garoto chamado Lorenzo, que é acometido aos seis anos de idade pelaAdrenoleucodistrofia (ALD), uma doença genética incurável caracterizada pela degeneração progressiva do cérebro, motivada pela deficiência metabólica de ácidos graxos. A inexistência de tratamentos específicos paraessa doença, bem como a clareza dos médicos quanto as alterações provocadas no organismo do garoto, são fatos que motivam os pais do menino, Micaela Odone e Augusto Odone, a pesquisarem sobre a ALD como intuito de compreendê-la e de descobrir mecanismos de terapias para detê-la. Ao longo do filme, pesquisas e experimentos são realizados pelos pais de Lorenzo até descobrirem um óleo específico comoum recurso para conter o avanço da doença.
O problema da pesquisa é perceptível na cena em que os pais de