DO LIXO AO LUXO
SITUAÇÃO PROBLEMA: O que fazer com o descarte de resíduos sólidos?
OBJETIVO GERAL: Incentivar a coleta seletiva, e conscientizar a comunidade sobre o problema do desperdício dos resíduos sólidos e de quão grande é a poluição que causamos ao meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reutilizar os resíduos sólidos;
- Divulgar soluções simples de reaproveitamento de resíduos sólidos;
- Promover momentos de socialização das várias maneiras de se aproveitar os resíduos sólidos.
JUSTIFICATIVA 1: Podemos salvar o meio ambiente através do reaproveitamento. Além de que as gerações atuais e futuras possam ter a percepção do mundo e realidade em que vivem, para que elas possam aprender a reaproveitar os resíduos que em seu dia-a-dia podem parecer insignificantes.
JUSTIFICATIVA 2: Por mais que sejam apresentadas várias soluções na mídia para reaproveitar os resíduos sólidos, percebemos que poucos ainda se preocupam para novamente reaproveita-lo ou mesmo não sabem como fazem, então diante disso, este grupo de trabalho de pesquisa, pretende favorecer momentos de socialização do conhecimento em relação ao aproveitamento ou a reutilização dos resíduos sólidos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Do lixo ao luxo Hoje em nosso país há grandes resquícios de lixo em nosso país e que em muitas vezes não são jogados em lugares apropriados ou não sabemos como aproveitar. De acordo com COELHO, “Atualmente cerca de 20% do PIB brasileiro vai para o lixo, ou seja, US$ 480 bilhões vão para o lixo considerando as perdas tangíveis, mas este valor pode chegar a um terço do PIB se consideramos as perdas intangíveis. Mesmo assim, todos os cidadãos se mostram consciente quando se trata de reciclagem, porém pouca gente pratica. A composição média do lixo do brasileiro é riquíssima em restos de alimentos orgânicos que correspondem a quase 65%, papel, papelão e derivados somam 25%, ficando o restante com plásticos, vidro e metal 10%. Grande parte