Fisica 1
Campus Tucuruí
Laboratório de Física
RELATÓRIO DE LABORÁTORIO DE FÍSICA
FOGUETE DE BALÃO
Discentes:
Bruno Gonçalves de Oliveira12134000318
Samara Da Silva
Tucuruí- PA Março- 2013.
Bruno Gonçalves de Oliveira
Samara da Silva
FOGUETE DE BALÃO
Tucuruí- PA Março- 2013.
RESUMO
No experimento relatado relata sobre o principio da conservação da quantidade do momento linear. Todo o sistema sempre se conserva constante a sua quantidade de movimento linear. E a partir disso, com o movimento do balão pode se calcular velocidade e aceleração media.
Palavra chave: Conservação do Momento linear, Velocidade, Aceleração
INTRODUÇÃO
Relatar a velocidade e a aceleração media do balão. Partindo da relação que para qualquer ação á uma reação. Utilizando para isso da força que o ar exerce sobre o balão.
DESENVOLVIMENTO
Experimento
Foguete de Balão
Objetivo
Mostrar o movimento do Balão em um sentido retilíneo
Materiais Utilizados
Balão
Barbante
Fita adesiva
Canudo
Procedimentos
Em um balão cheio, foi colocado um canudo “preso”ao balão por uma fita adesiva e no mesmo canudo, passou-se um barbante, este foi utilizado como direcionador do balão. Foram instituídos dos pontos A e B, esses pontos foram determinado como pontos de partida e de chegada do balão. O barbante foi esticado em torno de 2 m e o balão foi solto saindo do ponto A e chegando ao ponto B com certa velocidade.
Resultados e Discussão
Verificamos que ao soltamos o balão, o barbante dá uma direção retilínea ao movimento do mesmo; e que mostra que no sistema inicialmente parado não existe movimento nenhum e que ao soltarmos o balão, ele começasse a se movimentar, existindo uma compensação de forças, o movimento ocorre na mesma direção, mas de sentidos opostos.
Observou-se