DNIT 146/2012
MANAUS 2014
DOUGLAS SANCHES FERREIRA – 10017453
JESSICA CORREIA REZENDE – 09265171
MURAIDE JUNIO SOARES SILVA – 09116362
PAULO SERGIO RIBEIRO TOREZANI
PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA – TRATAMENTO SUPERFICIAL SIMPLES – ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO
Trabalho apresentado à disciplina de Pavimentação, ministrada pelo Professor Edson Andrade Ferreira, para obtenção parcial de nota do curso de graduação em Engenharia Civil da Turma CVN010S1, do Centro Universitário do Norte - UNINORTE.
MANAUS 2014
INTRODRUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar as especificações de serviços estabelecidas pela norma DNIT 146/2012, que mostra os materiais e equipamentos utilizados e como se dá a execução do revestimento asfáltica do tipo tratamento simples sobre uma superfície imprimada ou pintada de acordo com os alinhamentos, greide e seções transversais de projeto. Assim definir de acordo com a norma que tratamento superficial simples, é a camada de revestimento do pavimento constituída de uma camada de agregado mineral submetida a compressão.
PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA – TRATAMENTO SUPERFICIAL SIMPLES – ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO
O pavimento rodoviário tem função de atender a uma demanda de veículos que se locomovem por uma região. O Sistema de Gerência de Pavimentos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), asseguram que essa demanda de veículos trafegue com conforto e segurança.
Estes órgãos são responsáveis por avaliar as condições do pavimento, sendo assim, pela conservação do pavimento desde as conservações corretivas rotineiras e preventivas periódicas até a restauração da via prevista pelo seu projeto.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT é o principal órgão executor do Ministério dos Transportes. Foi implantado em fevereiro de 2002 para desempenhar as funções relativas à construção,