Diário de leitura: Os LUSÍADAS
Luís Vaz de Camões nasceu em lisboa no ano de 1524 e vei a falecer no dia 10 de junho de 1580 e foi considerado um dos maiores poetas do ocidente. Sua familia era da pequena nobreza, em sua infancia Camões recebeu uma educação nos moldes classicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas e apesar de não estar documentado acredita-se que ele estudou na universidade de Coimbra. Levava uma vida boemica e turbulenta, sendo preso varias vezes durante sua vida.
As obras de camões podem ser reconhecidas em dois estilos diferentes: um, o estilo das redondilhas e de alguns sonetos, na tradição do Cancioneiro Geral; outro, o estilo de inspiração latina ou italiana de muitos outros sonetos e das composições (h)endecassílabas maiores.
As obras dele foram divididas em líricas e amorosas. Um exemplo das obras líricas foi Os Lusíadas, dividido em 10 cantos, exalta a conquista de Portugal na rota das índias.
Publicado em 1572, Os Lusiadas foi a obra de maior sucesso de Camões. Provavelmente unflienciado pelos poemas épicos greco-latinos, a obra retrata os feitos dos navegadores portugueses em direção às Índias onde são igualados às façanhas de herois.
O enredo da história é bem interessante, o que mais gostei é do fato de a historia conter elementos da mitologia romana, como os deuses Marte, Mercurio, Venos Jupiter entre outros.
Apesar da leitura ser dificil devido oa fato de ser bem proximo ao português falado na época, e em muitas partes ter precisado perquisar algumas expressões ou até mesmo palavras não fez minha opnião mudar, Os Lusiadas é realmente uma obra FANTÁSTICA.