kjkk
O verbo:
São palavras variáveis que servem para exprimir ações, qualidades ou estados.
Ex: Anoitecera já de todo.
Depois atravessaram as tempestades da Biscaia.
1ºpessoa singular
Pessoa 2ºpessoa Numero
Plural 3ºpessoa
Ativa Voz Passiva Refletiva
Valor dos tempos verbais: caderno diário lição nº57/58
Mais informações sobre o verbo na página 66 e 67.
2ºBloco: Introdução ao estudo do texto poético. Características do texto poético. Leitura e análise do texto “Escada sem corrimão” de David Mourão Ferreira. Alguns dados biográficos.
__________________________________________________________
Texto poético:
O texto poético é muito diferente dos modos literários anteriormente estudados. A poesia é uma revelação do mundo interior, dos sentimentos, das emoções, dos pensamentos, dos anseios… Por isso, o texto poético é, fundamentalmente, um discurso de 1º pessoa, logo, um discurso do “eu”.
Uma das marcas deste discurso é a subjetividade, uma vez que o sujeito poético transmite a sua representação pessoal do mundo.
Verso:
Conjunto de palavras, de sentido completo ou não, com determinadas características rítmicas. Numa composição poética escrita, ocupa uma linha, mesmo que tenha uma única palavra.
Estrofe:
Verso ou conjunto de versos, geralmente com uma unidade de sentido.
Cada conjunto, ao ser escrito é demarcado de outro por um espaço. Cada estrofe recebe, uma designação, segundo o número de versos que apresenta.
Soneto
É uma composição de 14 versos agrupados em duas quadras e dois tercetos. É a forma poética mais conhecida, sendo usada desde o século XVI.
Mais informação sobre o texto poético na página 192/193.