POLÍTICA DE GESTÃO DOCUMENTAL
PROBLEMA
O custo com ações trabalhista podem prejudicar o fluxo financeiro da empresa fazendo com que a empresa deixe de ser competitiva no mercado em que atual fator que pode desencadear descontrole nas operações da empresa como um todo.
Por que, então a MC Construtora deve-se prevenir e tomar cuidado com o risco silencioso do passivo trabalhista?
ANÁLISE CRÍTICA
Devido à preocupação com as melhorias no setor de Departamento de Pessoal da empresa, levantou-se a necessidade de realizar um treinamento para o desenvolvimento organizacional do setor, por não existir um controle de conferência documental, no qual poderia gerar muitos transtornos futuros para empresa, bem como autuações fiscais e passivos trabalhistas.
Entende-se que após a implantação da política de controle documental, será possível organizar o setor evitando o passivo trabalhista. Com isso, a empresa terá condições de evitar muitos problemas futuros, mesmo havendo mudanças no quadro profissional do setor manterá a eficácia do processo.
ANÁLISE CRÍTICA Devido à preocupação com as melhorias no setor de Departamento de Pessoal da empresa, levantou-se a necessidade de realizar um treinamento para o desenvolvimento organizacional do setor, por não existir um controle de conferência documental, no qual poderia gerar muitos transtornos futuros para empresa, bem como autuações fiscais e passivos trabalhistas.
Dentre os itens apontados cita-se algumas autuações referente a tabela de multas administrativas do Ministério do Trabalho, (anexo A).
A Carteira de Trabalho e Previdência Social deverá ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, dentro do prazo de quarenta e oito horas para anotação, conforme previsão legal do artigo 29 da CLT.
A falta de anotação na CTPS dentro do prazo bem como da retenção da mesma, gera uma penalidade com previsto no