DIÁRIO DE CAMPO
Atividade Desenvolvida: Reunião de famílias
Objetivo da Atividade:
Proporcionar informações para que haja compreensão do processo evolutivo da co-dependência.
Descrição.
Realizou-se no Centro de Atendimento no dia 20/02/2014 ás 19h30min uma reunião com a participação de 11 famílias de residentes que estão em tratamento em função do uso abusivo de drogas. Essa reunião acontece todas as quintas-feiras para que os familiares possam fazer o tratamento juntamente com seus entes queridos, a assistente social orientou que é muito necessário todos participarem, pois poderão estar no decorrer do tratamento falando a mesma linguagem do residente.
Antes de descrever a atividade gostaria de falar um pouco sobre alguns modelos de família.
Na metade do século XIX na Europa Ocidental, o processo de modernização e o movimento feminista provocam mudanças na família e o modelo patriarcal, até então em vigor, passa a ser questionado. Neste contexto, começa, então, a se desenvolver a família conjugal moderna, na qual o casamento se dá com a escolha livre do parceiro baseada, configurando-se, assim, novas formulações para os papéis do homem e da mulher.
Mesmo assim, a existência de traços da família patriarcal na família conjugal moderna persiste até hoje. Apesar das mudanças e conquistas sociais, fundamentadas inclusive na legislação, no Brasil, somente na Constituição de 1988 a mulher e o homem são assumidos com igualdade no que diz respeito aos direitos e deveres na sociedade conjugal.
Atualmente, a família necessita apoio de pessoas que não fazem parte do seu contexto, procurando-se amparar nos vizinhos, colegas de trabalho, nos amigos, companheiros, que muitas vezes substituem as tradicionais figuras do pai, da mãe, da avó, do irmão e outros, ou, ao contrário, se batem de frente com a figuração familiar da qual procedem cada um dos indivíduos. Em conseqüência