Infraestrutura Aeroportuária
Estão associadas diretamente aos gestores e sua equipe econômica de administradores. Recebendo influências de fatores econômicos internacionais, esses gestores devem otimizar a rentabilidade, visando alcançar o desenvolvimento aeroportuário; mesmo havendo certas limitações nos recursos humanos e financeiros.
Tanto no plano nacional quanto internacional, devem ser respeitadas as A eficiência, rentabilidade e produtividade da infraestrutura aeroportuária de um País padronizações, atualizações e recomendações técnicas dos serviços aeroportuários, objetivando uma homogeneidade do sistema aeroviário mundial.
O gerenciamento de instalações, equipamentos e pessoas fica a cargo do administrador, o qual deve fazer uma análise sistemática do setor ou setores subordinados a ele, garantindo aos usuários do transporte aéreo um nível de necessidades atendidas e satisfação cada vez melhor.
O administrador é o principal elo dos problemas encontrados na infraestrutura de um aeroporto e as soluções práticas, inteligentes que devem ser adotadas com bom senso, organização e análise do cenário. Tem como principal objetivo estudar, implantar e gerenciar sistemas de qualidade e administração convenientes para um controle de sistema funcional, eficiente, que atenda as necessidades e satisfação dos usuários do transporte aéreo.
Dentre as principais funções aeroportuárias podemos destacar:
- Exploração; é a função responsável por gerar receitas dos terminais de passageiros e de carga, dos estacionamentos, pátios, edificações, áreas de arrendamento e de todos os elementos destinados a esse fim. Podendo ser esses serviços terceirizados ou subcontratados.
- Planejamento; tem como principal objetivo o planejamento estratégico, planos diretores, planos de desenvolvimento para alcançar metas e qualidade no serviço aeroportuário.
- Administração e Finanças; tem como visão principal a contabilidade, elaboração e controle de gastos, cálculos e cobranças de tarifas.