divórcio e religião
Como um dos temas mais polêmicos relacionado a religião, o divórcio durante muitos anos foi proibido e em algumas religiões ate hoje não é permitido. Das seguintes religiões discutidas a seguir apenas o cristianismo se encontra contra o divórcio, porém aquelas que permitem apresentam regras para que ocorra a separação. Apenas o judaísmo e o islamismo permitem o divórcio sem qualquer razão ou causa, porém no primeiro apenas os homens têm esse direito, as mulheres enfrentam uma enorme dificuldade para conseguir a separação, já o segundo a separação não tem nenhuma dificuldade, contudo não o encorajado, apenas quando não existe mais solução para o matrimonio.
Hinduísmo
O divórcio no hinduísmo, em 1878 através do livro "The Hindu Law of Marriage and Stridhan", tradicionalmente o rejeitava. Tratava-se não de um divórcio, mas de uma separação entre os casais, por exemplo, quando um marido hindu tinha uma amante, a mulher podia sair de casa e reivindicar o sustento por ele, contanto que ela não se envolvesse com ninguém, e havia leis que permitiam isso.
Em 1955, entra em vigor a lei do casamento hindu, no qual enuncia os fundamentos legais para o divórcio entre os hindus modernos, ou seja, o indivíduo sendo homem ou mulher pode requerer o divórcio se o seu cônjuge for infiel, tratá-lo com crueldade ou o tiver abandonado há mais de dois anos.
Atualmente, as leis do casamento hindu aceitaram o potencial para o divórcio e criaram os fundamentos para a sua legalidade, ou seja, as leis recentes tornaram o divórcio mais fácil para os casais hindus, como por exemplo, em 2010, o governo aprovou uma emenda à Lei do casamento hindu que legitima o "colapso irremediável do casamento" como uma razão para o divórcio.
CRISTIANISMO
Sabe-se que o que os Cristãos usam para seguir sua religião é a Bíblia Sagrada. Acreditam que segundo ela- diante das passagens escritas-, o divórcio não deve ser aceito. Em Malaquias 2:16a: “Pois eu detesto o