DIVISÃO SOCIAL DO EM ESTAR E DIFERENTES TIPOS DE WELFARE STATES
DIVISÃO SOCIAL DO EM ESTAR E DIFERENTES TIPOS DE WELFARE STATES
BOA VISTA – RR
2014.
ACADÊMICAS (OS):
ADRIA FERNANDES
ANA PAULA PEREIRA
CRISLAYNE TOMAZ DOS SANTOS
DENISE MATOS
DIVINA SOUZA
ELIANE SALES
JOZEANE DE SOUZA BARROS
MICHELE SATOS
ROSILEIDE SARAIVA
DIVISÃO SOCIAL DO EM ESTAR E DIFERENTES TIPOS DE WELFARE STATES
BOA VISTA – RR
2014.
CATEGORIAS DE BEM-ESTAR A mais antiga e ainda útil classificação de bem-estar, é a de Titmuss (1976), que sustenta ser essencial levar em conta a existência de uma divisão social do bem-estar para compreender os diferentes modelos de WelfareState. Nesta divisão, identificou três principais categoria de bem-estar, a saber:
Bem-estar Social (Social Welfare); Entende-se por um conjunto de fatores de que uma pessoa precisa para gozar de uma boa qualidade de vida, como por exemplo: um emprego digno, um lar para viver, acesso à educação e a saúde e etc.
O estado deve tratar de promover o bem-estar entre todos os cidadãos e não apenas para as famílias mais favorecidas. Então é necessário que haja medidas e políticas, para que essas injustiças do mercado capitalista sejam corrigidas. A distribuição do rendimento e o desenvolvimento de serviços sociais livres e gratuitos para todas as pessoas são condições para alcançar o bem-estar social.
Bem-estar Fiscal (Fiscal Welfare); O bem-estar fiscal abrange uma ampla gama de subsídios sociais e isenções de tributos, de contribuições e de pagamento de tarifas públicas, assim como de descontos em impostos progressivos (mediante os quais quem ganha menos paga menos). Trata-se de uma espécie de financiamento indireto a determinados grupos, seja por insuficiência de renda (segmentos mais pobres da população), seja por idade e incapacidade (crianças, idosos e pessoas com deficiência) ou ainda pela condição de prestadores voluntários de assistência social (instituições