Divisão dos Sistemas de Produção
Divisão dos sistemas de produção
Mauá
2015
EE PROF ANTÔNIO LAPATE NETTO
Victor Bispo de Jesus Moreira
Divisão dos sistemas de produção
Trabalho Bimestral apresentado para Avaliação da disciplina de Sociologia, do Ensino Médio , da Escola Antonio Lapate Netto
Orientador: Henrique Leal
Mauá
2015
Introdução
Toyotismo
O Toyotismo surgiu numa época em que a estrutura o capital se encontrava em crise, onde o capitalismo buscava mudanças no próprio processo produtivo. Ao fim da década de 60, a empresa Japonesa já estava totalmente dentro do modelo de produção flexível. Tal modelo era divulgado dentro e fora do Japão.
A ideologia e os princípios organizacionais deste modelo passaram a sustentar as práticas empresariais como modelo de administração, sendo que na década de 80 o Toyotismo passou a ser a ideologia universal da produção sistêmica do capital.
Taylorismo
Taylorismo é o nome dado para designar um tipo de administração industrial, que busca dinamizar o trabalho nas fábricas com a finalidade de aumentar a produtividade. Coube a Frederick Winslow Taylor, um engenheiro americano, a elaboração dessa teoria, que recebeu o seu nome. A teoria foi concebida a partir da observação que Frederick realizou no decorrer do desenvolvimento do trabalho de funcionários de uma indústria, verificando atentamente a agilidade e rapidez que os trabalhadores realizavam suas respectivas tarefas.
Fordismo
Fordismo é o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
Os primeiros automóveis surgiram