17417 Historia Do Pensamento Administrativo Aula 03 Volume 01
3063 palavras
13 páginas
objetivoAo final desta aula, você deverá ser capaz de:
1
identificar o modo de produção em um estudo de caso.
AULA
O foco na divisão do trabalho
3
História do Pensamento Administrativo | O foco na divisão do trabalho
INTRODUÇÃO
Como você viu na Aula 2, o sistema de produção tradicional (com ênfase no trabalho artesanal), não poderia mais atender à demanda provocada pelo aumento do consumo nos burgos, aumento este devido ao aporte cada vez maior de novos habitantes nas cidades e ao conseqüente florescimento do comércio. Não obstante, o comércio externo (entre cidades e regiões) já era uma realidade.
Além disso, já não bastava mais criar novos postos de trabalho (novas vagas para aprendizes nas oficinas), pois a necessidade de atender à demanda não poderia ser satisfeita pelos moldes tradicionais de produção. Como a procura era superior à oferta, houve necessidade de se criarem máquinas para aumentar a produtividade.
Nas oficinas, predominava o modelo de produção artesanal. Com o desenvolvimento da maquinaria, fruto das descobertas científicas da Revolução
Industrial, as fábricas emergiram como os novos locais de produção, em substituição às oficinas dos artesãos.
Divisão do trabalho
?
A divisão do trabalho, que extinguiu a relação simples e direta entre mestre e artesão, fez com que todos fossem operários, e não mais donos de oficina, aprendizes ou artesãos especialistas que controlavam a produção
((como vimos na Aula 2). Foi exatamente essa divisão do trabalho o principal marco teórico do desenvolvimento do capitalismo industrial, da nova organização do trabalho na produção capitalista.
Com o trabalho fragmentado, subdividido em tarefas, surgiu a linha de montagem. A partir de então, o trabalho tornou-se
“especializado” por tarefas. Reduziram-se o conhecimento e as habilidades dos trabalhadores, e as máquinas passaram a ser as vedetes do processo.
Nas fábricas, o sistema artesanal deu lugar ao sistema industrial moderno, consolidando-o como modo de