divisão do trabalho na sociedade atual.
RESUMO: A divisão do trabalho teve inicio desde o século XVIII, as primeiras divisões de trabalho eram feitas dentro das famílias, dividido principalmente pela capacidade física de cada um, mas com a revolução industrial, a divisão do trabalho na produção de bens teve maior êxito, porém, essa divisão do trabalho é vista por alguns grandes pensadores como uma forma de alienação da sociedade, transformando a sociedade em uma “máquina” para o beneficio único e exclusivo do capitalista.
PALAVRAS CHAVES: Trabalho, Divisão, Capitalismo.
A divisão do trabalho na sociedade atual se da desde o princípio do tempo. Divisão que acontece no processo de desenvolvimento da sociedade. Para satisfazer nossas necessidades estabelecemos relações de trabalho e dividimos nossas atividades para um melhor aproveitamento e rendimento.
A forma como o trabalho está organizado na sociedade atual com diretores, analistas, auxiliares, operários, não se deu da noite para o dia, houve todo um processo de evolução. Na fase inicial, a divisão do trabalho se limitava entre a distribuição de tarefas entre homens e mulheres, ou entre adultos, anciões e crianças em virtude da força física, na qual os homens desempenhariam as tarefas que exigisse uma quantidade maior de força física, enquanto as mulheres desempenhariam funções que exigisse uma menor quantidade de força.
A divisão do trabalho na atualidade se dá, também, pela necessidade de se produzir para atender as necessidades do mercado. Uma determinada empresa precisa estabelecer metas para conseguir abastecer o mercado, sendo assim, há uma necessidade do trabalho desempenhado pelos trabalhadores esteja em constante aperfeiçoamento e evolução, cada funcionário terá de desempenhar uma única função, tornando os mais ágeis, na qual gera uma grande competição entre a classe trabalhadora, pois o mercado exige que os esteja sempre buscando uma melhor qualificação, ocasionando, muitas das vezes, a