A Divisão do trabalho na sociedade atual
Resumo: A divisão do trabalho na sociedade atual, no seu processo de desenvolvimento vem tentando satisfazer, as necessidades que essa sociedade predomina. A sociedade é, portanto, produto da ação recíproca entre os homens. Eles estabeleceram entre si as relações sociais, para utilizar os meios de produção e transformar a natureza.
Palavras-chave: Sociedade, Trabalho, Produção.
Nesta sociedade o individuo é socializado porque, embora tenha um ambiente de própria ação, depende dos demais e, por conseguinte da sociedade resultante desta união. Para Durkheim, nesta sociedade predomina uma sociedade em que os indivíduos estão unidos em virtude da divisão social do trabalho. A divisão social do trabalho está no processo de desenvolvimento da sociedade.
Para satisfazer as necessidades da sociedade, estabelecer relações de trabalho e a divisão das atividades; trabalho rural (agricultura), trabalho urbano (comércio e indústria), quem administra (diretor ou gerente) e quem executa (operários) com isso o trabalho gera a divisão de classes. O grande desafio das ciências sociais: preservar a sociedade garantindo assim o seu bom funcionamento. É importante ressaltar que a função da divisão do trabalho, seria produzir a solidariedade, dando sentido ás ações dos trabalhadores.Porque ao estabelecera solidariedade entre os homens, a divisão social do trabalho assumiria seu caráter moral, assim ampliando a harmonia e a integração na sociedade atual.
Na mesma proporção em que a burguesia, ou seja, o capital, se desenvolve, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos trabalhadores modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e só encontrar trabalho na medida em que este aumenta o capital. Esses trabalhadores que são obrigados a vender-se diariamente são uma mercadoria, um artigo de comércio, sujeito, portanto, as vicissitudes da concorrência, as flutuações do mercado. (KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS: 2001, p30).
Como