Introdução a Filosofia
A filosofia surgiu da inquietação gerada pela curiosidade humana. Iniciou-se na Grécia a partir do século VI antes a.c, por um pensador chamado Tales de mileto. Na busca pela explicação racional da constituição da natureza, Tales chegou a conclusão de que a água era a origem de tudo; quando densa se transformaria em terra, quando aquecida se tornaria vapor que, ao esfriar ficaria líquida. Pela primeira vez o homem buscou explicações racionais para o mundo que até então no pensamento dos homens era criado e regido por deuses. Tales abriu caminho para que outros pensadores buscassem, explicações a partir da racionalidade.
Anaximandro de Mileto, grande estudioso, discípulo de Tales, não conseguiu compreender a água como origem de tudo, ele acreditava que da mudança entre pares de opostos da realidade, que podemos perceber que elas estão imersas em um turbilhão infinito, ilimitado, indeterminado, mas que determina a origem de todos o seres.
Anaximandro Discípulo de Tales - Assim como seu mestre, procurou compreender o princípio(arKhé) que origina toda realidade.
Após Anaximandro vieram muitos outros pensadores com o mesmo objeto, porém apresentando explicações diferentes. Mas um se revelou com objetivo diferente, Sócrates dizia que para conhecer a natureza o homem primeiro deveria conhecer a si próprio, o homem então passa a ser naquele momento o objeto de estudo da filosofia.
Sócrates é considerado o fundador do que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Tinha como médoto uma técnica de investigação filosófica