Divisão de Classes Sociais
Introdução
Resumo
Conclusão
Referências
Introdução
Classe social
Hoje em dia, há muitas diferenças entre as pessoas no mundo, e essas diferenças que criam as classes sociais. As classes sociais são divididas em: pessoas ricas, pessoas de classe média e pessoas pobres. E a desigualdade é maior do que pensamos, pois enquanto os ricos estão em grandes casarões, tem muitas pobres morando em barracos nas encostas dos morros ou mesmo sem ter uma casa para morar. As pessoas da classe média estão divididas em classe média alta, classe média e classe média baixa; o que diferencia as classes ainda mais.
Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.
Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.
A divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx. É do papel ocupado por cada classe que depende o nível de fortuna e de rendimento, o gênero de vida e numerosas características culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades