O trabalho na vida social
RESUMO:
O trabalho é peça fundamental na construção da dignidade do homem, pois além de contribuir para o seu desenvolvimento moral, favorece a construção e o fortalecimento das relações sociais. Além do mais contribui para a conquista da independência financeira. Nesse contexto o trabalho social tem algumas subdivisões essas são chamadas divisões sociais do trabalho que tem sido usada para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independente dos produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, ou ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. A divisão é aparentemente essencial característica do trabalho humano tão logo ele se converte em trabalho social, isto é, trabalho executado na sociedade e através dela e ocorre principalmente nas sociedades capitalistas. As principais são a divisão sexual e a divisão técnica do trabalho.
Palavras-chave: Trabalho, peça fundamental, independência, divisão social, capitalismo.
INTRODUÇÃO:
Quando falamos do papel social do trabalho, a tendência é pensarmos na importância do trabalho na sociedade em que vivemos hoje, a sociedade capitalista. Sem dúvida, o trabalho é a atividade chave neste tipo de sociedade, mas segundo a teoria marxista, o trabalho possui esta relevância na atual sociedade, por causa de sua importância fundamental em todos os tipos de formações sociais já existentes. Afinal, foi o trabalho é o maior fator responsável pelo aparecimento da espécie humana e de sua organização em sociedade.
O trabalho, ação do homem sobre o meio em que vive, produzindo coisas que atendam às necessidades postas, é o termo mediador necessário entre os homens e a natureza e a condição na qual os homens se apresentam e se relacionam com o mundo em que vivem, transformando-o e descobrindo ao mesmo tempo as maneiras de se tirar da natureza as vantagens e condições para a sua